Saiba quais são os benefícios no uso da IA na escola, os cuidados que devem ser tomados e como utilizá-la para melhorar o desempenho
A Inteligência Artificial (IA) veio para ficar! Aplicada em diferentes áreas, inclusive na educação, muitos estudantes já usam essa tecnologia para aumentar o rendimento nos estudos e customizar a aprendizagem.
Carlos Carmo, professor de física do Curso Anglo, diz que um dos desafios da educação é a personalização do aprendizado, que é cada vez mais inclusivo e universal. “Acredito que as ferramentas de IA podem contribuir para a adaptação do projeto pedagógico que é desenhado pelos educadores às necessidades específicas de cada estudante”, afirma.
Ele explica que plataformas que utilizam essa tecnologia podem oferecer percursos diferenciados de aprendizado, com variações personalizadas do nível de dificuldade, do ritmo de estudo e de recursos educativos, como quizzes, jogos e simulações.
Outro recurso que pode ser usado pelos educadores e estudantes são os assistentes virtuais baseados em IA, que têm a função de responder perguntas em tempo real, oferecendo suporte contínuo fora do horário escolar. Mas Carlos ressalta que essa tecnologia não pode substituir as interações entre professores e alunos, que são essenciais no processo de ensino e aprendizagem.
Cuidados com a IA
Existem muitas versões gratuitas de aplicativos de IA, que são facilmente acessíveis pelos estudantes. Mas é preciso ter precaução nas escolhas. “A utilização dessas ferramentas, especialmente com finalidade pedagógica, deve ocorrer sob orientação dos professores e das famílias dos estudantes, principalmente dos mais jovens”, considera o docente. “Assim como muitos outros recursos tecnológicos mais antigos, como games e redes sociais, é importante escolher plataformas de IA de qualidade, que tenham sido bem avaliadas por especialistas e que vão garantir a proteção da privacidade do usuário”, completa.
Mais um cuidado importante: evitar a utilização excessiva dessas tecnologias. Segundo o professor, o exagero à exposição desses aplicativos pode criar dependência psicológica e limitar o desenvolvimento intelectual, afetando o raciocínio, a criatividade, a iniciativa e a capacidade de pensar criticamente.
Comandos certos para a ferramenta
Uma forma de usar os recursos de IA de maneira eficaz é por meio de prompts – instruções que permitem especificar e orientar a geração de respostas ou conteúdos precisos e relevantes. “O comando para a IA deve trazer diretrizes claras, concisas, específicas e contextualizadas e deve ser desprovido de erros gramaticais e ortográficos, gírias e abreviações”, ensina o professor. A utilização de prompts é tão relevante que atualmente existem diversas ferramentas de inteligência artificial para otimizá-los.
3 dicas para potencializar o aprendizado com IA
O professor Carlos cita três formas de tornar os estudos mais eficientes com a utilização de plataformas de inteligência artificial:
- Geração de quizzes e outras avaliações com correção automática e feedback detalhado para ajudar a identificar o progresso nos estudos;
- Monitoramento e mapeamento do progresso nos estudos, ajustando a estratégia quando necessário;
- Solicitação de sugestão de novos tópicos de estudo ou métodos alternativos.