Abordagem melhora o desempenho escolar, fortalece vínculos e estimula a autoconfiança dos alunos
Você já ouviu falar em educação positiva? É um termo que está sendo muito falado nos últimos tempos. Trata-se de uma abordagem baseada no afeto, no respeito, na compreensão e no aprendizado mútuo, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes.
“A educação positiva prevê afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Está relacionada ao desenvolvimento de relações de confiança em um ambiente emocional saudável e seguro, refletindo no desenvolvimento global do estudante”, reforça Camila Vitti de Barros, coordenadora pedagógica do Colégio Portal do Engenho, parceiro do Sistema Anglo, em Piracicaba (SP).
Benefícios nas relações entre alunos e docentes
Ela explica que a educação positiva traz inúmeros benefícios, tanto para os alunos quanto para os professores. A conexão entre eles faz com que a criança ou o adolescente responda positivamente às expectativas para o ambiente da sala de aula, tanto no aspecto comportamental quanto de aprendizado.
“Existe uma relação estreita entre a emoção e a cognição. O vínculo positivo entre professor e aluno pode desencadear o interesse em aprender, além de melhorar a autoconfiança, a autonomia, a segurança, a motivação e o desempenho escolar”, destaca.
Professores e família
Mas para que o professor consiga aplicar a educação positiva em sala de aula, é necessário que ele tenha uma boa autoestima e seja afetuoso. Ele precisa voltar seu olhar para o desenvolvimento de aspectos positivos em si mesmos e nos outros, criando possibilidades para que os alunos possam desenvolver suas qualidades e virtudes.
Além da escola, a educação positiva também pode ser praticada pela família, em casa. “A base do relacionamento deve ser a conexão, o diálogo, o tempo de qualidade e o amor”, ressalta a coordenadora. “Ao se ver conectado com seus responsáveis, as crianças se sentem seguras de que pode contar com eles. Assim, elas conseguem se desenvolver de maneira feliz, fortalecidas emocionalmente, e respondem de maneira positiva aos combinados, às orientações e aos limites estabelecidos.”
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