Como estudar por questões e simulados de forma efetiva?

Nesse método de estudo, o aluno parte da resolução de exercícios para identificar conteúdos que já domina e focar naqueles em que tem mais dificuldade 

Estudar por questões ou por simulados, no chamado estudo reverso, é um modo de adquirir e testar conhecimentos de forma prática, que pode ser eficaz para a preparação para exames, como os vestibulares. 

O nome estudo reverso vem da inversão do que é normalmente o processo de estudo: primeiro a teoria e depois a prática com a resolução de exercícios. Com o estudo reverso, o estudo da teoria é guiado pelos erros e acertos das questões

Em geral, o candidato usa provas de edições anteriores do vestibular ou concurso que ele tem interesse para conhecer os conteúdos pedidos, verificar o seu grau de domínio sobre eles, reforçar os tópicos em que tem mais dificuldade e conhecer o tipo de perguntas e o estilo da prova. 

Neste post, vamos explorar como estudar por questões, em que situações usar essa técnica, quais os pontos positivos do estudo reverso e como implementá-lo. Confira! 

Como estudar por questões: o que é estudo reverso? 

Estudo reverso é um método de estudo em que o aluno inicia o processo com a resolução de questões, em vez de começar pelo estudo da teoria. Ele pode, por exemplo, pegar questões de determinada disciplina de uma edição anterior de um vestibular e resolvê-las.  

Após solucionar as questões, o estudante faz a correção, tomando como base o gabarito daquela prova. Assim, ele pode verificar o que acertou e o que errou, focando os estudos nos tópicos que precisam de mais atenção.  

Por exemplo, se o candidato errou muitas questões sobre determinado assunto, esse tema deverá ser aprofundado com o estudo da teoria. Por outro lado, se ele teve acertos suficientes ao estudar outro tema, ele não precisará se dedicar tanto ao estudo teórico daquele assunto. 

Vantagens do estudo reverso 

Estudar por questões traz vários benefícios, como: 

Saber o estilo da prova 

Resolver exercícios de provas anteriores ajuda a conhecer as exigências, abordagens e características das questões do exame para o qual o estudante está se preparando, potencializando suas chances de sucesso. 

Conhecer os assuntos que mais caem 

Ao analisar provas de concursos ou vestibulares anteriores, é possível verificar os temas que têm maior incidência em cada disciplina e focar no estudo desses assuntos. Essa estratégia é importante para não perder tanto tempo com temas que têm poucas chances de aparecerem na prova. 

Direcionar os estudos 

Os acertos e os erros auxiliam na identificação de conteúdos que o aluno já sabe e do que ele precisa melhorar. Isso lhe dá um conhecimento maior sobre o nível de domínio de cada disciplina e conteúdo, o que contribui para a organização da rotina de estudos

Revisar os conteúdos e estimular a memória 

Resolver exercícios ou fazer simulados também é uma forma de revisar os conteúdos e melhorar a memória, ajudando a recordar o que já foi aprendido e a fixar as informações. 

Administrar o tempo e diminuir a ansiedade 

A resolução de simulados possibilita treinar para responder as questões em determinado tempo, favorecendo a realização de provas que têm uma duração definida. Além disso, a familiaridade com o tipo de questões e a simulação do ambiente de prova ajudam a reduzir a ansiedade e o nervosismo no dia do exame. 

Leia também: 

Estudo reverso: pontos de atenção  

No entanto, é importante tomar alguns cuidados no estudo por questões. Por exemplo, ele pode ser indicado para algumas disciplinas, mas não para todas. Por isso, o estudante deve acompanhar a evolução do seu desempenho para ver para quais matérias ele funciona melhor. Da mesma forma, ele é recomendado para avaliações que possuem um amplo banco de questões que pode ser explorado

Outro ponto de atenção é o aluno ter consciência do seu nível de conhecimento de determinada disciplina. Isso porque quanto menos ele domina aquela matéria, mais dificuldade terá para estudar por questões, pois provavelmente terá poucos acertos e precisará voltar em praticamente toda a teoria.  

O estudo por questões também não garante uma revisão de todo o conteúdo, uma vez que as questões acabam seguindo uma certa aleatoriedade, além de tópicos que podem cair na prova pela primeira vez. Por isso, é bom conferir todo o conteúdo programático da prova e combinar essa abordagem com outros métodos e estratégias de estudo

Além disso, ter disciplina, organização e persistência são fundamentais ao estudar por questões, para garantir um bom planejamento, consistência no estudo e saber lidar com os erros e as possíveis dificuldades. 

Como estudar por questões e simulados 

Para estudar por questões de modo eficaz, algumas recomendações são importantes, como: 

  • Defina metas claras: estabeleça objetivos específicos, como o número de questões por dia ou temas a cobrir. 
  • Organize o tempo: crie um cronograma de estudos, dedicando blocos de tempo para diferentes disciplinas ou tipos de questões. 
  • Use fontes adequadas: utilize bancos de questões, provas de edições anteriores ou simulados do vestibular ou concurso que você vai prestar. 
  • Selecione as questões: se for o caso, escolha as questões de acordo com as suas necessidades – por exemplo, assuntos nos quais precisa focar. 
  • Avalie seu desempenho: faça as questões com atenção e depois analise os erros e acertos para identificar as áreas em que precisa melhorar. 
  • Acompanhe o progresso: registre seu desempenho e ajuste o planejamento conforme necessário. 
  • Varie as questões: estude com diferentes tipos de questões (múltipla escolha e discursivas) para se preparar de maneira abrangente. E não se esqueça da redação! 

Como o Anglo pode ajudar a estudar por questões? 

O material físico e digital do Curso Anglo, além de forte conteúdo teórico, traz exercícios que trabalham as competências e as habilidades exigidas pelos principais vestibulares do Brasil e Enem. Os exercícios são organizados em tarefa mínima, tarefa complementar, tarefa desafio e exercícios extras. 

O Curso Anglo também disponibiliza, durante o ano, um circuito completo de simulados baseados no Enem e nos principais vestibulares, além de simulados quinzenais de redação. 

Também é possível estudar por questões a partir do Anglo Resolve, que traz, gratuitamente, as provas resolvidas do Enem e outros vestibulares, como Fuvest, Unicamp, Unesp, Unifesp, FGV-SP, Albert Einstein e FCMSCSP. O estudante pode filtrar as questões por disciplina e por ano. 

E, para guiar o estudo por questões, não deixe de conhecer a ferramenta exclusiva produzida pelos professores do Curso Anglo e disponibilizada no AngloBox: Anglo Analisa, que traz a incidência dos assuntos por matéria em cada vestibular nos últimos anos. 

Há mais de 70 anos, o Sistema Anglo faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes, combinando, pioneirismo, tradição e inovação. Venha conhecer quem mais aprova nas melhores universidades do país! 

 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *